Translate

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BELA REFLEXÃO SOBRE A BREVIDADE DA VIDA

Apenas um Click!


A ciência explica que o oxigênio é queimado dentro das nossas células, produzindo a energia que precisamos para viver. É isso ai, o fôlego que enche os seus pulmões entra na corrente sanguínea e vai até as mitocôndrias, (pequenos motores orgânicos dentro das células), onde se transforma em energia que permite você sair por ai e viver a vida. Entretanto, é esse mesmo processo que deteriora o nosso corpo, tornando-o desgastado e envelhecido, devido à liberação de resíduos chamados radicais livres, que literalmente vão "enferrujando" o organismo.

Isso mesmo: respirar vai te matar aos poucos. Simplesmente irônico! Mas, não tente tapar o nariz na esperança de prolongar sua juventude. Isso também terá efeitos completamente contrários e desastrosos.

A vida, como uma vela acesa, não se explica em si mesma. Pode ela queimar até o fim da cera, ou sofrer os revezes do vento ou da falta de oxigênio ao seu redor. Se nada acontecer enquanto queima, seu fatídico fim será o de ser apagada no meio da cera derretida. A vida é assim. Cada momento do seu tempo está queimando agora mesmo enquanto você lê essas palavras. Algo pode acontecer a você e apagar o fogo. Ou você, deliberadamente, pode dar um fim a tudo isso estendendo a mão e eliminando a chama que queima ai dentro.

O fogo que queimou a vela até aqui é irrecuperável. Apenas história. E o que ainda está por vir é uma incógnita, um mistério a ser revelado. Não nos pertence o poder do tempo, apenas o presente, por isso mesmo recebe esse nome. Uma dádiva que queima em nossas mãos à espera de uma decisão.

O que fazer com o tempo?

Já dizia Rubem Alves, em seu Tempus Fugit (O tempo foge): "A vida é breve".
Bem, quão breve é a vida para que tenhamos que nos importar com alguma coisa? Às vezes olho para traz e me lembro quando os mais velhos diziam aquela célebre expressão: "no meu tempo". Eu achava aquilo um belo símbolo de velhice. Porque eu não me identificava com nada do que eles falavam. E tudo parecia tão distante, como se fosse um conto de fadas, produzido pela mente daqueles dinossauros. Mas, agora, como adulto, percebo que desde a minha infância até aqui foi apenas um piscar de olhos. Parece que ontem mesmo eu estava com a cara suja de barro, os pés no chão procurando confusão pelas ruas do meu bairro, sem me preocupar com o tal "futuro". Ironias à parte, me pego algumas vezes usando aquela célebre expressão: "no meu tempo". Ai, meu Deus, o que está acontecendo? O tempo realmente está passando!

Iluminar o Caminho

Um dia Walt Disney disse: "Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais". Viver a vida para si mesmo é a maior prova de uma existência vazia e sem sentido. Steve Jobs, presidente da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo afirma sempre a sua incansável busca pela excelência, afim de que as pessoas possam ter a mais incrível experiência ao utilizar seus produtos. Ele crê que cada um de nós quer aquilo que nos fará ir além do que já estamos acostumados, algo que tire a idéia de limites da nossa mente e nos proporcione um bem-estar nunca imaginado.

A ciência também já provou que não existe a escuridão, apenas a ausência de luz. Jesus Cristo menciona em uma de suas parábolas que os olhos são como faróis, se eles estiverem apagados ou "em trevas", todo o corpo também estará e você não vai saber ao certo para onde está indo. Estar sem luz na vida é meio complicado. Imagine um apagão igual aquele que nos surpreendeu há poucos meses. É uma loucura. O caos se instala e não dá nem para imaginar a confusão que isso pode gerar.

Álbum de Fotos

Olhe para dentro de si. Sim, pare um pouco agora, feche os olhos e tente ver se há alguma coisa queimando ai dentro, iluminando e aquecendo o seu coração. Beleza! Com certeza você sentiu alguma coisa. Agora é hora de sair por ai e fazer a diferença na vida de alguém. Experimente as pessoas que estão perto de você. Aquelas com as quais você se encontra todo dia e nunca se deu o trabalho de influenciá-las positivamente.

Valorize a luz que há dentro de você. Proteja a chama contra vento. A vida precisa ser divertida, mas sem exageros desnecessários. Ilumine o caminho por onde você passa. Fotografar significa: "escrever com luz", em grego. Então tire as melhores fotos que você puder. A vida está passando, o tempo é inexorável. Viva com intensidade. Monte o melhor álbum de fotos que puder, cheio de gente que gosta de viver, gente alegre sorrindo diante da sua câmera. E, lembre-se, os nossos melhores momentos são apenas um flash. Click!

William Barter

Publicado em 14.05.2010

VIA INSTITUTO JETRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário