Translate

terça-feira, 1 de março de 2011

PROSPERIDADE


É frustrante ouvir pregadores e saber que existem conferencistas, escritores e pastores usando todos os meios e mecanismos possíveis para convencer as pessoas de que a prosperidade só será alcançada se seguirem certos passos, se fizerem certas campanhas ou comprarem indulgências modernas sofisticadas. Nem a própria Bíblia escapa desta tendência nefasta – haja vista que a “Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira” (uma aberração mercadológica digna de nota) chegou às prateleiras com ares de que o simples fato de possuí-la (que é idolatria) já é quase meio caminho andado para a solução dos problemas que afligem aos que a adquirirem.

É igualmente decepcionante ver a avalanche de pessoas sem nenhum compromisso com Deus abarrotarem os templos em busca de benefícios financeiros e alívio imediato para suas dores de cabeça. Elas entram e saem das igrejas que oferecem a mensagem “pirlimpimpim”, como se num passe de mágica todos os problemas desaparecessem. Ignorantes dos princípios bíblicos que balizam o real sentido da prosperidade ou vida abençoada, caem nos contos dos pregadores que estão muito mais interessado em quanto ficarão mais prósperos (mais ricos) com as ofertas, votos e doações levantadas durantes suas pregações, palestras ou conferências.

Não, não quero ficar às voltas, teologizando sobre o assunto, nem vou listar dezenas de versículos para embasar meu pensamento a respeito do assunto, mas quero alertar a todos que lerem estas linhas para que não caiam na cilada da prosperidade fácil ou o alívio imediato de doenças e lutas.
Apesar de crer em milagres, vejo que a Bíblia não dá nenhuma base para as mensagens e palestras maliciosas dos obreiros aos quais já me referi, visto que todos eles fazem um malabarismo escriturístico gigantesco, citando textos fora dos contextos, por exemplo, com o intuito de convencer as pessoas de que Deus promete a todos, sem exceção, riquezas e benesses mil. Todos eles são mentirosos, são estelionatários da fé. Basta só um pouquinho de inteligência e observação para aniquilar suas teses ridículas; basta olhar à sua volta e ver o tanto de pessoas fiéis ao extremo, cheias de fé e de temor, mas, no entanto, vivem em situações limites (na pobreza, enfermas e atribuladas muitas vezes) – ou vão me dizer que estas pessoas são amaldiçoadas? Estão influenciadas por demônios ou incrédulas?!

Prosperidade, no sentido bíblico, transcende a idéia de posses materiais e isenção de qualquer espécie de sofrimento. Este pensamento, difundido nos chiqueiros da prosperidade está fazendo com que muito crentes que não podem e nunca poderão ter um carro importado entrem em depressão!

Prosperidade bíblica é mais que exibir roupas caras e morar em mansões; é mais que poder viajar de primeira classe ou ser famoso – se assim fosse, não haveria tantos ricos e famosos miseravelmente infelizes.
Prosperidade, no sentido bíblico é um estado interior de satisfação sem a dependência viciante de ver, ter ou sentir; é alegria que não depende de coisas, eventos ou circunstâncias. Este é o pensamento de Jesus, dos apóstolos, dos pais da igreja e de todos os homens e mulheres que nos deixaram seus legados de fé e superação, mesmo quando enfrentaram as mais terríveis privações e perseguições – diferentes dos muitos pregadores e demais ministros que deixarão bens materiais caríssimos, mas nenhuma inspiração para as gerações futuras.  -  pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário