Translate

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DEVOCIONAL EM FAMÍLIA

Uma das práticas mais negligenciadas atualmente nas casas de famílias cristãs é a devocional. Alternativas eletrônicas tais como televisão, computador, video game e outros artefatos cultuados em nossos dias, fazem da prática de ler e refletir a Palavra, bem como a de orar juntos, algo há muito superado, obsoleto, que quase não se vê mais.
Se o leitor quiser fazer um teste, questione os seus amigos cristãos sobre isto. Pergunte-lhes sobre a última vez que sua família se reuniu (se é que algum dia o fez!) para buscar a presença de Deus.O resultado será frustrante! Desculpas esfarrapadas, motivos fúteis e justificativas evasivas rechearão seus argumentos, na tentativa de explicarem o inexplicável! Sim, famílias que se privam da prática devocional são famílias fadadas a todo tipo de frustrações. Frustrações estas que:

 - Se traduzem na indiferença quanto aos instrumentos e questões da fé - a Bíblia para muitos crentes, por exemplo, quando não é tida como uma espécie de talismã em suas casas, é um simples acessório que se carrega para usar na igreja! A Bíblia para muitos não é mais a Palavra viva de Deus que fala aos corações!

- Se constatam na mundanidade e na carnalidade - O mal testemunho de lares que deveriam ser portadores e propagadores de luz, mas que infelizmente se vêem tolerantes ou totalmente dominados pelas trevas e práticas pecaminosas berrantes, é algo cada vez mais comum.

- Se percebem na letargia e no esfriamentos- É alarmante o número de crentes frios, letárgicos, que se afastam do convívio das igrejas e não mais priorizam a comunhão com os irmãos.

Nem mesmo os ministros cristãos escapam desta crítica. Bispos, pastores, presbíteros ou diáconos são igualmente, na sua esmagadora maioria, negligentes em relação ao zelo espiritual em seus lares. Cuidam (e cobram) da vida de todos, porém, são extremamente omissos, descuidados quanto ao aspecto devocional em família - não seria este um dos motivos para tanta desgraça em lares de obreiros cristãos? Devemos confiar em líderes relgiosos que não primam pelo cuidado de seus próprios lares, principalmente em relação às questões espirituais?
Muitos pastores e demais líderes sequer oram com seus filhos e cônjuges, quanto mais ler e refletir a Bíblia juntos. Isto é uma aberração, visto que os primeiros a darem o exemplo deveriam ser estes homens e  mulheres, para os quais há um recado contundente do apóstolo Paulo, registrado em II Tm 5.8: "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel."'

É preciso restaurar a vida devocional em família. Já passou da hora de desligarmos a televisão e demais aparelhos eletrônicos, para nos conectarmos com o Senhor e uns com os outros (pais e filhos). Isto é possível quando a Bíblia assume sua centralidade, permeando e influenciando nossos relacionamentos, decisões e vontades. 

O Senhor nos convida a experimentarmos um tempo de casas curadas, restauradas e libertas. Voltemos pois à Palavra de Deus: "E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhior teu Deus..." - Dt 28.1, 2

- pr Aécio
______________________________

Hoje, quarta-feira, 18 de maio de 2011, o Pr Aécio falará sobre a IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DEVOCIONAL EM FAMÍLIA no Culto de Ensino da Ibero

Nenhum comentário:

Postar um comentário