Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

FAMILIAS EM PERIGO


Neemias foi o líder usado por Deus para reconstruir os muros de Jerusalém, que estavam em ruínas. Ele deixou seu conforto, como copeiro do rei da Pérsia, e regressou para Jerusalém, onde enfrentou muitos inimigos que desejavam impedir a obra de reconstrução dos muros da cidade, pois sabiam que Jerusalém, cercada por altos e fortes muros, estaria protegida de qualquer ataque externo. Ele percebeu que os inimigos dirigiriam seus ataques contra as famílias que trabalhavam na obra, inclusive com planos de morte. Por isso, ele chamou os nobres, os magistrados, os pais e responsáveis pelas famílias e disse-lhes: “Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível; Pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.” – Ne 4.14.”

Hoje, também, as famílias sofrem muitos ataques e estão correndo sérios perigos. O maligno, inimigo de nossas almas, que veio para matar, roubar e destruir, não poupa esforços e estratégias para destruir o plano de Deus. Ele sabe que se destruir as famílias todo o mundo sofre – a sociedade, as instituições, os governos, enfim, o mundo inteiro.

Vejamos alguns sintomas que demonstram que as famílias estão com “brechas” terríveis, que favorecem os ataques malignos:

Falta de amor – Deus é amor, e quem não ama não conhece a Deus. Assim, a falta de amor destrói relacionamentos e a família. O marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; a mulher deve amar ao seu marido como a igreja ama a Jesus Cristo; os pais devem amar seus filhos, como uma herança preciosa que receberam de Deus; os filhos devem amar e honrar seus pais, para que vivam bem e muitos anos sobre a terra.

Falta de disciplina – Casa onde todo mundo grita e onde ninguém respeita o outro, onde não regras para coisa alguma, em breve sofrerá conflitos terríveis. Em tudo deve haver decência e ordem.

Falta de tempo juntos - Marido e esposa precisam passar tempo juntos, para praticarem o amor que existe entre eles, na intimidade que pertence a eles. Pais e filhos precisam de tempo juntos, para crescerem como família, onde os pais tornam-se referenciais e exemplos para seus filhos;

Falta de tempo com Deus – Família que não ora e não lê a Bíblia está fadada ao fracasso. O culto doméstico é uma prática cristã que deve ser praticada, onde cada um dos integrantes da família – pais e filhos – têm a oportunidade de desenvolver sua espiritualidade e crescer na comunhão com Deus e com os outros familiares.

Falta de perdão – Toda família tem problemas, dificuldades e passa por momentos difíceis. Por isso, alguns são maltratados, feridos e ficam amargurados, podendo até adquirir doenças por causa da profunda tristeza. Então, é preciso que haja humildade, quebrantamento e a prática do perdão. Alguém tem de ser humilde o suficiente para reconhecer seus erros e pedir perdão. Mas é necessário que haja o outro lado – pessoas com grandeza de alma para perdoarem e liberam o outro das amarras do ódio e do rancor.

Falta de alegria - A Bíblia diz que o coração alegre deixa o rosto bonito e o corpo saudável. Assim, deve haver muito riso em nossas casas, momentos de prazer e felicidade, mesmo nas coisas mais simples. Quando sorrimos muito, ficamos mais saudáveis e mais bonitos, pois o nosso organismo libera endorfinas e outros hormônios de prazer e de satisfação. Em sua casa há muito riso?

Falta de virtude e presença de vícios – Famílias onde há viciados é uma família doente. Todos sofrem e vivem tristes. O viciado caminha para o abismo da miséria e da dor e, ainda, arrasta consigo sua família – pais, cônjuges, filhos, irmãos e parentes. Por isso, é necessário pessoas íntegras e virtuosas em toda família, que sejam referenciais e exemplos para serem seguidas por seus familiares. Os primeiros a darem bons exemplos devem ser os pais, pois os filhos imitam seus pais – pai e mãe – e aprendem com eles a reagirem diante das situações e circunstâncias da vida.

Como está sua família? Alguns dos sintomas acima descritos estão presentes em sua casa e ameaçando sua família? Aproveite a oportunidade que o Senhor Deus te dá hoje e reconstrua os muros de proteção em volta dela. Assuma a sua responsabilidade, seja você pai, mãe, esposo, esposa, filhos ou irmãos. Se você mudar e for o exemplo, outros te seguirão.

Confie em Deus e faça a sua parte. Não desista da sua família. Clame a Deus e lute por ela. Não permita que o diabo destrua a sua casa e sequestre seus familiares, levando-os presos em seus laços malignos. Levante-se como um (a) guerreiro (a) e tome posse dessa vitória!

Ao final, declare como Josué: “... eu e minha família serviremos a Deus, o Senhor.” – Josué 24.15 (NTLH)


Texto corrigido e adaptado da Ig. Batista Betuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário