Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

MISSÕES: QUANDO OS PASTORES SE CALAM SOBRE O ASSUNTO



Há muito que ser feito em matéria de conscientização missionária nas igrejas brasileiras.
São mais de duas décadas dedicadas a mobilizar igrejas e, de vez em quando, tenho a sensação de que é como tentar “enxugar gelo”, porque a maioria não responde satisfatoriamente aos apelos.

A “Grande Comissão” ainda é um mistério para a grande maioria dos cristãos, e grande parte da culpa desta vez recai sobre os pastores!

Como a maioria dos pastores não priorizam a temática missionária em suas igrejas é compreensível que seus rebanhos não saibam que todo crente deve ser responsabilizado no mínimo pela intercessão e pelo investimento financeiro em prol das obras de evangelização e missões.
Cômoda e propositadamente, muitos destes pastores simplesmente excluem missões de seu menu de mensagens e ensinos bíblicos – já ouvi alguns dizerem, por exemplo, que trabalhar com missões “dá muita dor de cabeça”.

Como resultado da omissão (que prefiro chamar de “sonegação”) dos pastores, geração após geração de cristãos ao invés de viabilizar, impede que outras nações sejam contempladas com a mensagem do Evangelho.

Não é tarefa dos seminários ou agências missionárias conscientizarem os crentes sobre missões. Estas instituições podem até ser úteis no preparo e envio de candidatos aos campos, mas vou além: É primeiro obrigação das igrejas locais, dos respectivos pastores e lideres educar e treinar seus membros na responsabilidade de alcançar as nações!

Na igreja que pastoreio há quase 20 anos, por exemplo, incluímos nas lições do discipulado pré-batismo uma aula específica sobre o assunto. No ato batismal, inquirimos o candidato da seguinte forma “Compromete-se diante de Deus e destas testemunhas a se empenhar na tarefa de alcançar as nações?”. Como resultado destas e outras práticas simples, edificamos uma igreja consciente de que a tarefa de alcançar as nações é de todos, quer seja orando, contribuindo ou indo aos campos!

Um abraço!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário