Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BIG BENÇÃO E McSALVAÇÃO

Igrejas neopentecostais são como o Mcdonald's, afirma sociólogo 

Crítica à "McDonaldização" da fé Cristã

Por: Daniel Hamer
O sociólogo e escritor Eduardo Guilherme de Moura Paegle diz em entrevista a revista Carta Capital que as igrejas neopentecostais se parecem com as redes de Fast Food, o que ele descreve como “McDonaldização da fé Cristã”.

 Paegle foi um dos estudiosos escolhidos pela Carta Capital para compor a reportagem sobre “ a avalanche evangélica”, divulgada recentemente pelo IBGE e usou a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para o seu exemplo.

Explicando sobre o que seria esse processo de “McDonaldização”, Moura Peagle diz que não importa em que cidade do mundo você está, se entrar em uma Igreja Universal do Reino de Deus vai receber os mesmos cultos e ensinamentos.

“É como pedir um lanche Big Mac”, disse ele que é doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele aponta ainda que, tanto os cultos quanto a estrutura administrativa da IURD é exatamente a mesma, com poucas variações.

Os horários de culto também são comparados com a facilidade do Mcdonald's. “Se o fiel dispõe de pouco tempo, é possível dar ao menos uma passadinha no Drive-Thru da Oração,” comenta o sociólogo que se refere ao método existente em algumas cidades brasileiras, onde o fiel entra com seu carro em uma área específica no estacionamento da igreja e recebe uma oração instantânea.

Recentemente, o bispo Guaracy Santos, da IURD do Brás, também comparou o crescimento do ministério da IURD, da qual ele faz parte, com o Mcdonald's, citando a quantidade de igrejas que a Igreja Universal possui ao redor do mundo com a quantidade de restaurantes do Mcdonald's.
 ____________________________________

Comentário do Pr Aécio:

Se o chamado fenômeno da "McDonaldização" se restringisse apenas aos termos estratégicos e estruturais vá lá. O problema está nos cardápios nada saudáveis (biblicamente falando), repletos de opções de péssimo gosto e difíceis de digerir, encontrados nestas "redes".

Fazendo um paralelo com os lanches do McDonald's, todo mundo sabe que estes podem oferecer riscos à saúde se consumidos em excesso, por causa do alto teor de gorduras; por outro lado os cardápios das gigantes do ramo Universal, Mundial, Internacional, Renascer e outras, por exemplo, oferecem riscos enormes à alma, por conta do alto teor de heresias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário