Translate

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O SINCRETISMO IURDIANO

Universal e as religiões afros


O tratamento que a IURD dá às outras religiões é algo que também merece atenção. As religiões afros e espíritas são as que mais tem sido atacadas pela igreja Universal, mas o que mais chama a atenção é que muitas das práticas que são realizadas nas religiões afros como no Candomblé a IURD as adota. Os cultos de terça feira, por exemplo, em todas os templos são realizadas as “cessões do descarrego”, nestes cultos os presentes, são convidados a ficar em pé com as mãos na cabeça e os olhos fechados enquanto o pastor que está na frente do altar ordena aos espíritos que se manifestem. Os obreiros são os únicos a permanecerem com os olhos abertos atentos andam pelo salão, a procura dos demônios, qualquer movimento estranho feito pelo fiel eles sabem que é a chegada dos “encostos”. Em um de seus livros o Bispo Macedo chegou a dizer que a IURD, realmente se parece com um terreiro de macumba:

“Em muitas de nossas reuniões efetivamente vemos um quadro assombroso: uma verdadeira amostra do inferno. Se alguém chegar à igreja no momento em que as pessoas estão sendo libertas poderá até pensar que está num centro de macumba, e parece mesmo. Temos a impressão muitas vezes que aquelas pessoas ficaram loucas. Entretanto após alguns momentos quando fazemos a “limpeza” em suas vidas, quando os demônios são expelidos e levam com eles todo o mal, ai vem a bonança e a paz.” (Bispo Edir Macedo no livro “Orixás, Caboclos & Guias” pg. 108 – ed. 2001″)

Assim como em algumas práticas do candomblé espíritos são chamados a se manifestar, na IURD o pastor começa a oração gritando para que estes espíritos de manifestem, algumas pessoas começam a gritar palavrões, outras rolam pelo chão, alguns menos valentes com as mãos para trás “acorrentados” são levados pêlos obreiros para frente para serem entrevistados pêlos pastores, os nomes mais comuns são pomba-gira, Exu Caveira e Tranca Rua, sendo que cada um tem a tarefa de causar algum tipo de desgraça na vida das pessoas, de uma simples dor de cabeça ate a falência de empresas.

“Entre os neopentecostais encontramos não apenas o dualismo” Deus X Diabo “. Acreditam também que o universo está dividido em dois reinos o reino espiritual e o reino material. O reino espiritual é habitado por seres espirituais: Deus, o Diabo, anjos e demônios, em luta constante. O reino material é este nosso mundo, habitado pelos homens e pelo restante da criação divina. É o campo de batalha da guerra espiritual. E pelo seu domínio que se trava a guerra. E mais: o reino espiritual é mais real que o material, dizem eles. O que ocorre neste mundo em que vivemos é reflexo dos acontecimentos da ordem espiritual” .(Azevedo Júnior, 1994) .

Este dualismo entre bem e mal tem feito surgir conflitos de variadas magnitudes uma vez que as religiões afros são que mais recebem ataques da IURD, em outras palavras para o fiel iurdiano estes fazem parte do exército do bem enquanto os adeptos dos cultos afros estão a serviço das forças do mal.

“A nova de que Cristo rompeu o poder dos demônios pela força de sua inspiração e salvaria seus adeptos do poder deles constituía no cristianismo primitivo uma das mais destacadas e eficazes força de suas promessas”.(Weber 1991)

Outra prática comum adotada pela IURD é o uso de objetos como alianças, fitas, arruda, água e rosas ungidas, objetos estes que são comuns tanto nas religiões afros como também no espiritismo.

“Venha à Igreja Universal receber uma fita para colocar no seu braço. Você que hoje está com uma fita vermelha venha na próxima semana receber uma fita azul em que está escrito: “ Persegui os meus inimigos e só voltei depois que os esmaguei” venha pois neste domingo você vai receber a fita azul em todas as igrejas Universal . Largue a fita do Senhor do Bonfim , dos santinhos e venha receber a nossa fita azul da cor do céu. Vejam só !. Está família esta toda enfitada. (Bispo Gonçalves, TV Record, 31.08.95)

Para os pastores da IURD os objetos usados pelas outras religiões estão carregados de maus fluidos de forças negativas, no entanto os da igreja estão ungidos e irão servir de escudo para quem usar. Em sua obra Teatro Templo e Mercado Silveira Campo retrata este pensamento:

“Os Objetos de cultos dos concorrentes estão carregados de magia negativa, enquanto os próprios conseguem ser um eficiente meio de comunicação com Deus. Na lógica religiosa de um grupo os seus próprios objetos sempre são “consagrados e santificados”, ao passo que os artefatos manipulados pelo concorrente são e estão apenas a serviço da “sede de lucro” ou ate dos “demônios”. (Campos 1997:79)

De acordo com Mircea Eliade os pontos de contato trabalham as emoções e despertam os estados místicos que estavam adormecidos, servindo de ponte entre o profano e o sagrado – esse é o mesmo estilo das Religiões Afro.

VÍDEO CACP


Matéria extraída da Monografia sobre a IURD de WELLINGTON CARDOSO DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário