Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ENTREVISTA COM O PR PAULO CEZAR, DO GRUPO LOGOS

ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O SITE 
 
  
O Pr. Paulo Cezar, líder do Grupo Logos, que participará do 9º Seminário de Louvor e Adoração, bem como de algumas das concentrações noturnas, juntamente com a banda liderada por ele e sua esposa, Nilma Soares. Nessa entrevista exclusiva, Paulo fala sobre louvor e adoração na Igreja brasileira, e sobre a sua participação na Consciência Cristã. 

1- Nos últimos anos, o chamado Movimento Gospel tem ganhado força no Brasil. Os cantores evangélicos conquistaram espaço na grande mídia, sendo apoiados por grandes gravadoras e sistemas de comunicação. Na sua opinião, a que se deve esse crescimento?
 
Há varias questões a serem avaliadas dentro dessa pergunta, mas sendo bem específico, creio que este crescimento é baseado em um desenvolvimento técnico da música chamada Gospel e da grande fatia de mercado que este segmento hoje representa. 

2- O senhor acha que, se um cantor evangélico assina contrato com uma grande gravadora secular, está se desviando do propósito de Deus, ainda que seja para gravar músicas cristãs?
 
Se ele não "comer das iguarias do Rei" e seu propósito for firme, segundo a convicção do papel que Deus lhe concedeu, creio que ele poderá ser usado - por Deus... E não pelos homens gananciosos. 

3- Na sua opinião, o pagamento de direitos autorais a cantores e compositores evangélicos pelo uso de suas músicas nas igrejas (segundo a Lei Federal nº 9.610) seria positivo ou negativo para a igreja? Por quê?
 
É claro que será negativo! A igreja não é um mercado! Quando ela cultua não vende musicas, mas apresenta-as diante de Deus. Há outros meios normais de músicos serem recompensados pelo seu trabalho. Mas a origem dessa recompensa estará sempre atrelada ao comércio, onde se compra, se vende e se espera lucro.

4- Temos visto que, recentemente, o louvor tem ganhado destaque dentro dos cultos evangélicos em nosso país, ao ponto de ter maior importância dentro da liturgia do que os demais elementos de culto. Quais são, de fato, as ordenanças bíblicas com relação ao louvor na igreja?
 
Com certeza há muitas ordenanças com relação ao louvor, mas é preciso entender que louvor não é simplesmente a resposta obediente ao "vinde! Louvemos"!!! Não é o sacrifício de uma obrigação litúrgica ou do papel Profissional de um artista e seus dotes. Ele é fruto, é resultado, é expressão externa daquilo que está transbordando a alma. Sendo assim, ele sabe exatamente qual é o seu lugar e respeita tudo que faz parte da amplitude do culto.

5- Na sua opinião, qual deve ser o espaço ocupado por atividades de expressão artística, tais como o teatro e a dança, dentro das atividades da igreja?
 
Todo espaço possível... Desde que os objetivos sejam claramente corretos. Desde que haja maturidade para evitar os confrontos oriundos do "conflito de gerações" e do "conflito litúrgico" no seio da igreja.

6- 2013 será o segundo ano em que o senhor, juntamente com o Grupo Logos, participará do Encontro para a Consciência Cristã. Quais foram as suas impressões a respeito da última edição do evento, e quais as suas expectativas para este ano?
 
Minhas impressões foram muito positivas pela clareza dos propósitos que fazem jus ao nome que o Encontro ostenta. Também, pela objetividade do Encontro em trazer os princípios da Palavra de Deus, para a mudança da sociedade, sem defender bandeiras denominacionais ou ritos da religiosidade infrutífera.
Crentes verdadeiros não são "palha sem direção"... São pessoas que se importam, que buscam, que são conscientizadas e que aprendem a ser e viver no patamar desejado pelo seu próprio Criador. Espero que o Consciência 2013 continue atendendo a essas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário