Translate

sexta-feira, 28 de março de 2014

SAÚDE EMOCIONAL DO LÍDER

URL: http://www.institutojetro.com/entrevistas/entrevistas/saude-emocional-do-lider/
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Saúde emocional do líder
Autor: Willy Torresin

 
 
Como líderes cuidamos e pastoreamos nossos liderados, mas será que temos tido o mesmo cuidado com nós mesmos? Qual a importância do autocuidado?

Para falar sobre este assunto o Instituto Jetro  entrevistou Willy Torresin de Oliveira que é ministrante do curso com o tema "Saúde emocional do Líder".

Ele é graduado em História e Mestre em Literatura e Língua Inglesa. Atual diretor regional da "Exodus Brasil" , que faz parte de uma organização interdenominacional destinada a unificar e equipar cristãos para ministrar o poder transformador de Jesus Cristo àqueles que, de algum modo, estão envolvidos na homossexualidade. Em 1998, fundou o ministério "Paz com Deus" em Londrina-PR, que oferece aconselhamento individual e um grupo de apoio para pessoas que lutam com a atração pelo mesmo sexo, e oferece ensino e treinamento em igrejas.

Instituto Jetro - Paulo exorta à fidelidade e à diligência no ministério. Qual a importância do autocuidado explicito no texto de Paulo em 1 Timóteo 4:16? ("Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.")

 WILLY -  A importância do autocuidado é bem simples: não posso cuidar do outro se não cuidar primeiro de mim mesmo. Acredito que isto tem a ver com o mandamento de Jesus: "amarás ao teu próximo, como a ti mesmo". Geralmente o que acontece, no entanto, é que líderes de ministérios ficam sobrecarregados de tarefas, e acabam negligenciando seus corpos físicos, e especialmente suas almas, acreditando que tudo que precisam fazer é orar mais, ler mais a Bíblia, etc. No entanto, o que precisam é descansar, alegrar a sua alma, e praticar algum tipo de atividade física, entre outras coisas. Quanto o líder cuida de si mesmo, será capaz de melhor ministrar às outras pessoas. Em acréscimo, um líder que se cuida dura mais tempo!
Quais as estratégias de autocuidado?

WILLY -
Há aspectos de autocuidado que se aplicam a todos nós, por exemplo: tempo de sono adequado (a grande maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono por noite), exercícios físicos, alimentação saudável, limites saudáveis (isto significa saber dizer "não" quando necessário!). Por outro lado, há aspectos do autocuidado que dependem de cada pessoa e do seu tipo de personalidade. Por exemplo, um introvertido precisa de mais tempo a sós. Em geral fica muito esgotado com reuniões longas e tumultuadas. Além disso, não suporta muito barulho (mesmo que seja louvor!) por muito tempo. Gosta de silencio, quietude e contato com a natureza. Em geral este tipo de líder não é muito bem visto, pois passa a impressão de uma pessoa fria, distante ou indiferente às outras pessoas. Isto acontece porque o ambiente evangélico é dominado por pessoas extrovertidas. (De fato, cerca de 75% da população é extrovertida). Tudo isto significa que o líder introvertido precisa estar ciente destas características para respeitar seus limites de forma saudável. 


Quais as dimensões do esgotamento: espiritual, físico e emocional?

WILLY - O esgotamento físico é bem simples: quando estou fisicamente cansado, uma boa noite de sono resolve o problema. O esgotamento espiritual requer um tempo com Deus. Já o esgotamento emocional é mais sutil, e portanto, o mais perigoso, pois com frequência o cuidado com as emoções é negligenciado na Igreja. Para recarregar minhas baterias emocionais, preciso de atividades que "alegrem minha alma." Isto também varia de pessoa para pessoa, independentemente de serem introvertidas ou extrovertidas. Eu acredito que Deus já deu a cada um de nós uma "válvula de escape" saudável e legítima, que cada um pode utilizar para recarregar as baterias emocionais. Há pessoas que precisam mais tempo de sono, outras precisam exercício, ou ler um livro, ver um filme, sair com amigos, assistir TV, etc. De fato, a questão é auto conhecimento: "O que recarrega minhas baterias?" Todos precisamos saber a resposta para esta pergunta para podermos agendar tais atividades no nosso planejamento semanal. 

Pode-se dizer que o texto "rhema" para a saúde emocional do líder é o de Colossenses 3: 12-17? O que destacaria deste texto?

WILLY - Eu pessoalmente prefiro João 15, pois a metáfora da videira e do ramo que recebe a seiva e produz fruto na estação própria é excelente. O texto de Colossenses ainda passa a impressão de muita atividade, muito "fazer", enquanto que o de João 15 passa a impressão de contemplação, descanso, e mais "ser" do que "fazer", assim como Maria e Marta. Por outro lado, o contexto do texto de Colossenses é relacionamento, que é o mesmo de João 15! 

Como desenvolver estruturas funcionais para uma liderança saudável?

WILLY - Acredito que a Igreja tem que incentivar seus líderes a exercerem autocuidado. Acredito também que precisamos reduzir o "ativismo religioso" que domina o cenário evangélico. Não sabemos ficar quietos e descansar em Deus! Temos muito pressa para fazer muita coisa. No entanto, o que é que Deus de fato quer de nós: o que fazemos para ele, ou o que nos tornamos para ele? 

Fisher afirmou no seu livro "Pastor do Século 21" que: "O ministério pastoral é a estranha combinação de ser amado e desprezado, aceito e criticado, seguido e rejeitado. É parte entusiasmo, parte depressão. Satisfação calma misturada com descontentamento destrutivo. Muita afeição e, às vezes, até ira. É o poder do Evangelho e a fraqueza da humanidade, tudo envolto em uma só experiência." Em sua opinião, como lidar com esta realidade?

 WILLY - Acredito que é exatamente devido às ambiguidades do trabalho ministerial, descritas na pergunta, que eu preciso muito cuidar das emoções, incluindo saber qual é a minha motivação para o ministério, pois muitas vezes os resultados do trabalho são poucos, quase invisíveis, e muitas vezes não reconhecidos. Se a minha alegria, paz e senso de propósito dependerem do trabalho e não da minha relação com Deus, com certeza acabarei experimentando esgotamento emocional, que pode produzir esgotamento físico e até mesmo problemas espirituais. 

Quais seus conselhos para pastores e líderes sobre a sua saúde emocional?

WILLY - O autocuidado e cuidado com as emoções deve ser considerado como ministério, e não como luxo. Não podemos mais dizer: "quando tiver tempo farei exercícios", ou "cuidarei da minha alimentação", ou "tirarei uma semana de férias." Se pensarmos assim, o autocuidado nunca acontecerá, ou somente depois de uma crise que poderá ser muito dolorosa, senão destrutiva!


Deus não nos quer esgotados. O convite de Jesus para nós em Mateus 11:28 é justamente para nos tirar da canseira e nos dar descanso e alívio. Quando vamos aceitar o Seu convite?

Nenhum comentário:

Postar um comentário