Translate

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

MISSÕES X MENTIRAS




Até quando a igreja, as lideranças evangélicas e os crentes brasileiros vão mentir descaradamente na tentativa inútil de se safarem do compromisso com Missões? Sim, eu disse mentir! Pensei em amenizar um pouco usando o “omitir”, mas chega! A igreja tupiniquim precisa de um choque de verdade pra ver se sai desse fosso no qual se enfiou!

Se algum irmão, líder ou colega ficar bravo, que fique, mas vamos para com essa hipocrisia de uma vez por todas?! Vamos assumir que muitos argumentos utilizados para “justificar” os pecados relativos à ação missionária não passam de mentiras, maquiadas e manipuladas para parecerem argumentações plausíveis aos ouvidos, porém, não menos abomináveis Àquele que disse “... ide, fazei discípulos de todas as nações ...”; “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” e “... e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Para não ficar dando muitas voltas, vou direto às mentiras mais comuns e fazer o desmentido a meu modo:

- “Não temos dinheiro” – Até parece! Para comprar terrenos, materiais de construção, comprar bancos, reformar, pagar contas, realizar eventos recreativos e outras coisas do gênero tem e pra Missões não? Ah, ta!

- “Nosso campo missionário é aqui, em nosso bairro” – Só rindo pra não chorar... Toda igreja faz parte da Igreja, e a Igreja tem um chamado e uma responsabilidade missional universais. Logo, se a igreja, que está dentro da Igreja, não obedece e não cumpre seu papel não pode ser Igreja... Entendeu?! Se não, leia quantas vezes for preciso que vai entender!

- “Temos que fazer isso ou aquilo primeiro, pra depois pensar em missões” – Ora, ora... Já imaginou se nossos antepassados pensassem assim? Eu e você estaríamos fritos! Então, é mais bonito admitir que o Reino de Deus não tem prioridade nenhuma nas vidas, que o Senhor deve se contentar com o resto, com o que sobra, inclusive do tempo.

- “Não tenho um chamado” – Tudo bem. Vamos reler essa frase biblicamente: “Não sou convertido”. Simples assim!

- “Existem pessoas mais capacitadas do que eu” – Deus jamais dependeu de gente capacitada. Nos registros bíblicos e testemunhos da história podemos facilmente confirmar isso. É ele quem capacita. O que realmente falta na praça é gente consagrada, comprometida com visão de alcançar as pessoas para Cristo.

- “Mexer com missões dá muito trabalho” – Só se for pro diabo! Em Filipenses 2.13 diz: Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Entendeu? É Senhor quem realiza o trabalho através da igreja, dos irmãos. Logo, nosso trabalho é a menor parte.

Mesmo que alguns não gostem ou repudiem o exposto acima, acredito (e espero) que esse pequeno texto (leia-se desabafo) ao menos contribua para uma reflexão um pouco mais cuidadosa e responsável sobre a maneira como os leitores lidam com Missões daqui para frente – de preferência sem mentiras.

Um abraço!

- pr Aécio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário