Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PREGAR E "DESPREGAR"


A DUPLA TAREFA DOS PREGADORES

Outro dia disse que nós pregadores temos dupla tarefa ao ministrar a Palavra de Deus. Digo "nós", referindo-me aos pregadores que não se dobraram a esta onda maldita do evangelicalismo de consumo, onde a lei da oferta e procura é o que determina o que se prega e o que se canta nos púlpitos-picadeiros.

A primeira e áurea tarefa é a de anunciar as boas novas, é "boanovisar", usando um neologismo que ouvi por aí; pregar o Cristo que veio, morreu e ressuscitou para resgatar a humanidade do pecado.

A propósito,  se Cristo não aparece na pregação, pra que pregar? Sem a centralidade de Jeus e de Sua Obra a pregação já morre nos esboço - se bem que estes caras que estão aí são tão papagaios de piratas, treinados na ardilosa arte de vender gato por lebre que nos dão a impressão de que nem se preocupam em preparar mensagens, quanto menos em esboços!

Mensagem sem Cristo é mensagem inócua. Paulo diz em I Co 2.1, e 2 que não lhe importava linguagem requintada e ostentosa, mas o Cristo crucificado (livre interpretação).

Jesus deve ser o alfa e o ômega em nossas preleções, pois d'Ele, por Ele e para Ele devem ser todas as coisas. Não importa o tema, Ele deve surgir triunfante! Não importa o evento, Ele deve ser o centro! Não importa a ocasião, Ele deve ser o Senhor!

A segunda tarefa que pregador sério atualmente tem é de "despregar" da mente das pessoas as mentiras que estão acolhendo como verdades, disseminadas pelos vendilhões de teologias pirateadas! Das duas, confesso que esta é a tarefa que está me dando mais trabalho, dada a velocidade e quantidade de baboseiras que se inventam para ludibriar o público. Eles têm uma imaginação tão fértil uma cara de pau tão dura que a gente precisa empreender muita energia para conseguir destruir seus argumentos! Ufa! Haja fôlego para combater os carnezinhos de benção à prestação, os patúas evangélicos e outras porcarias!

Haja autocontrole para combater a arrogância deles; seus falsos dons; suas façanhas vergonhosas e suas conquistas abomináveis. Haja autoridade para mostrar o quanto são exibicionistas megalomaníacos, e que tudo o que ouvimos deles não se aproveita quase nada - uma das poucas coisas proveitosas é a eloquência!

Haja discernimento e conhecimento bíblico para mostrar ao nosso público que, por eles serem tão bons no que fazem, facilmente nos confundem e nos deixam mesmo pensando se são lobos ou cordeiros; se são joio ou trigo!- pr Aécio -

(P.S.: DESCULPEM A RIGIDEZ NAS PALAVRAS, MAS É QUE PREGAR E "DESPREGAR" DEIXA A GENTE MEIO SEM PACIÊNCIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário